Equinotec - Bosch Rexroth Portugal :: News-detail

5G EM AÇÃO – a Bosch Rexroth mostra que o 5G será um avanço significativo para a indústria!

Nos próximos anos, o 5G oferecerá uma transmissão de dados dez vezes mais alta do que o 4G, poderá atender a um número massivamente maior de dispositivos de IoT, permitirá a transmissão em tempo real com tempos de latência de até 1ms ou menos e permitirá reduzir o consumo de energia por bit.

Isso criará possibilidades inteiramente novas para a indústria e para tornar a Fábrica do Futuro uma realidade. A Bosch Rexroth está a investir no desenvolvimento da sua própria rede 5G local, a fim de desenvolver/validar novos casos de uso:

- IoT Gateway: O software IoT Gateway utiliza sensores para conectar máquinas mais antigas à rede sem interferir no sistema ou controlo existente. No futuro, o IoT Gateway também suportará 5G e, assim, integrará máquinas instaladas na rede sem fio.

- Garantia de qualidade de produção com inteligência artificial: os fabricantes utilizam cada vez mais o processamento de imagens industriais e a aprendizagem de máquinas para garantir a qualidade, via wi-fi. Os programas de software já oferecem suporte à garantia de qualidade noutras aplicações, como tecnologia de aperto - registam cada conexão de parafuso no contexto do componente e nas especificações e, ainda, verificam se o torque foi aplicado de forma correta.

- Assemblagem inteligente e ActiveCockpit: o ActiveAssist envia os dados de produção - incluindo instruções de trabalho para cada produto - para as pessoas nos postos de trabalho; o ActiveCockpit - a plataforma de comunicação interativa da Bosch Rexroth - monitoriza todos os controlos e sensores numa linha em tempo real. Este deteta imediatamente desvios e erros do processo e reporta aos funcionários e / ou outros departamentos definidos.

- Intralogística: os veículos guiados automatizados (AGVs), como o ActiveShuttle, orientam-se de forma independente e fazem o descarregamento num ponto de montagem na linha de produção, coordenado pelo sistema de gestão de mercadorias. O acesso massivo de dados é vital pelo que a inteligência do sistema é baseada em cloud - trocam informações com os sistemas de TI e entre si, reconhece novos obstáculos, alerta outros AGVs da frota em tempo real e calcula imediatamente rotas alternativas.

A tecnologia 5G pode potenciar a interação entre máquinas pedida pela descentralização de controlo. Cada máquina pode comunicar com outras diretamente sem afetar as decisões de cada controlador.

Todas as soluções Bosch Rexroth estão disponíveis na Equinotec. Gostaria de saber mais? Entre em contacto connosco aqui para juntos, movermos o futuro!